list icon
  • QUAL O SEU TRAÇO CARACTERÍSTICO: EGOCENTRISMO, AMBIÇÃO, PROTEÇÃO, SINCERIDADE
  • SUA HEROÍNA PREDILETA: Marylin Monroe [Marilyn Monroe]
  • MÁXIMA: “Quem não arrisca não petisca.”
  • SEU LEMA: “Um dia eu chego lá.”
  • >>>>>> “As coisas mais básicas são as seguintes: quem acredita sempre alcança, respeito ao próximo, não faça aos outros aquilo que você não quer que te façam… é meio por aí. No fundo, é o que o I ching fala, é o que Buda fala, Cristo e Krishna também… Todo mundo falou, mas ninguém ouviu… Se você tem a intenção de ter um coração puro e tenta seguir o negócio do trabalho e da amizade — ter um trabalho digno e tentar cultivar os amigos —, você não tem o que temer.” (RR, ENTREVISTA A BIA ABRAMO,...
nov 27 2022 ∞
nov 27 2022 +
list icon
  • Havia uma senhora de olhos azuis e rosto maravilhosamente enrugado, de aproximadamente setenta anos, usando uma babushka 25 e um casaco largo. [...] Quando ela se virou para se sentar, vi que carregava na blusa sob o desalinhado cardigã pelo menos três tipos de condecorações militares, decoradas com honrarias. Medalhas dos Heróis da República, eu viria a saber depois. Recebidas pelo trabalho duro. Isto foi algo que notei em todo lugar: as pessoas muito idosas na Rússia têm uma característica peculiar que desejo aprender e nunca perder, uma resiliência sem afetações, uma firme e reconfortante consciência do lugar que ocupam no mundo.
  • Nunca saberei o nome da jovem muito gentil que abriu sua casa para mim, mas jamais a esquecerei [...] Eu falei em inglês e ela falou em russo, mas senti profundamente que nosso coração falava a mesma lí...
oct 19 2022 ∞
oct 23 2022 +
  • O esporte aparece primeiro como atividade da elite, importado e jogado por estrangeiros aristocráticos ou ligados aos investidores europeus que exploraram as oportunidades abertas pelo desenvolvimento do país no final do século XIX . Negros e operários só teriam vez ou nos campos de várzea ou quando passaram a ser decisivos para que os times de brancos ricos ganhassem títulos. [...] encontrou nesse esporte a essência democrática que lhe era negada em todas as outras áreas.
  • Quando se tornou global, o futebol passou rapidamente a ser o campo das disputas por hegemonia planetária. Ter o “melhor futebol do mundo” virou uma obsessão brasileira, perseguida como um projeto de afirmação nacional
  • O futebol inglês nasceu em meio ao crescimento da massa operária. Era um jogo que trazia para locais públicos toda a rai...
oct 19 2022 ∞
oct 23 2022 +
list icon
  • O desmemoriado de Vigário Geral
    • Lembrava-se, como se fosse ontem, isto é, há quarenta séculos, que um exército de pirâmides o contemplava. Mas não saberia precisar onde, a que luz ou em que sol de que extinta constelação. Não obstante preferia que fosse na estrela mais branca do cinturão de Órion. É verdade: havia uma mulher que telefonava. Mas tão distante, meu Deus, que era como se lhe faltasse a ela e para todo o sempre um atributo humano indispensável. Se lhe propunham exemplos – o xeque do pastor, o pau de amarrar égua, o mal-assombrado de Guapi, futura cidade, ele dissimulava. Era então horrível de se ver. Afinal um dia foi encontrado morto e quando já nem tudo era possível, uma aventura banal.
  • Cantiga
nov 27 2022 ∞
nov 27 2022 +
list icon
  • Sou um homem doente... Um homem mau. Um homem desagradável.
  • eu tinha consciência, e de modo vergonhoso, de que não era uma pessoa má, nem mesmo enraivecida; que apenas assustava passarinhos em vão e me divertia com isso. Minha boca espumava, mas, se alguém me trouxesse alguma bonequinha, me desse chazinho com açúcar, é possível que me acalmasse. Ficaria até comovido do fundo da alma, embora, certamente, depois rangesse os dentes para mim mesmo e, de vergonha, sofresse de insônia por alguns meses. É hábito meu ser assim.
  • Dizei-me: de que pode falar um homem decente, com o máximo prazer? Resposta: de si mesmo. Então, também vou falar de mim.
  • Vou dizer-vos solenemente que, muitas vezes, quis tornar-me um inseto. Mas nem disso fui digno.
oct 19 2022 ∞
oct 27 2022 +
list icon
  • Virginia Woolf quer ser amada pelo que escreve, e não por essa imagem errônea que já lhe emprestam e na qual não se reconhece. Em 1922, anota a contragosto em seu Diário: O único interesse que as pessoas têm por mim como escritora vem, estou começando a me dar conta, de minha personalidade estranha.
  • A vantagem de uma primeira experiência dolorosa está no aprendizado que dela retiramos. Longe de ficar traumatizada com essa travessia movimentada, Virginia tem uma só vontade: recomeçar. “Penso muito em meu futuro e no tipo de livro que vou escrever – na maneira como vou dar forma ao romance, capturar inúmeras coisas que, por enquanto, ainda me escapam, aprisionar tudo e modelar infinitamente formas estranhas”, confia a seu cunhado. Virginia enxerga longe. Mas, por enquanto, trata-se, antes de qualquer coisa, de con...
oct 19 2022 ∞
oct 23 2022 +
list icon
  • “Rita, eu acredito em você e vou te contar uma verdade: Papai Noel, Coelho da Páscoa, Deus e o Diabo, Céu e Inferno, essas bobagens não existem, quem compra os presentes é sua mãe. O que você viu não foi o Peter Pan. Você viu um disco voador, minha filha!” Da série “a verdade dói, mas liberta”. O primeiro disco voador a gente nunca esquece. Já avistei vários, sóbria e nem tanto. Pero que los hay, los hay.
oct 19 2022 ∞
oct 23 2022 +
list icon
  • Eu pensava com tristeza: nos livros as pessoas se fazem declarações de amor, de ódio, ousam contar tudo o que têm no coração; por que isso é impossível na vida? Eu andaria dois dias e duas noites sem comer nem beber para ver Andrée uma única hora, para lhe poupar alguma dor: e ela não sabe disso!
oct 23 2022 ∞
oct 23 2022 +
list icon
  • Que fascinante é a memória. Enquanto eu estava dentro dessa paisagem praticamente não prestei atenção nela. Não poderia sequer imaginar que 18 anos mais tarde a relembraria em seus pormenores, apesar de nada ter visto nela de tão impressionante. Para ser sincero, na época a paisagem não me causou nenhum interesse em particular. Eu pensava apenas em mim, na linda garota caminhando ao meu lado, no nosso relacionamento e novamente em mim. Estava numa idade na qual não importava o que presenciasse, sentisse e pensasse, tudo no final voltava às minhas mãos como um bumerangue. Como se isso não bastasse, eu estava apaixonado. Uma paixão complicada. Não me sobrava tempo para prestar atenção à paisagem a meu redor.
  • "Está tudo bem. Não se preocupe. Você poderia caminhar por aqui às cegas durante uma noite escura e nunca cairia no poç...
jan 10 2023 ∞
jan 25 2023 +
list icon
  • As abluções, por proveitosas que fossem, eram apenas água; não tiravam dele o pecado; não curavam a sede do espírito; não aliviavam a angústia do coração. Excelentes eram os sacrifícios e as invocações dos deuses — mas que lhe adiantava tudo isso? Propiciariam os sacrifícios a felicidade?
  • Se encontrares a felicidade no mato, volta e ensina-me. Se encontrares desilusões, procura-me novamente e juntos sacrificar-nos-emos aos deuses.
  • Um único objetivo surgia diante de Sidarta; o objetivo de tornar-se vazio, vazio de sede, vazio de desejos, vazio de sonhos, vazio de alegria e de pesar. Exterminar-se distanciando-se de si mesmo; cessar de ser um eu; encontrar sossego, após ter evacuado o coração; abrir-se ao milagre, com o pensamento desindividualizado — eis o que era o seu propósito. Quando...
oct 27 2022 ∞
nov 5 2022 +
list icon
  • O cliente anterior tinha deixado a edição daquele dia do jornal vespertino sobre a cadeira, e, esperando para ser servida, eu passei a ler as manchetes distraidamente. Uma faixa com letras muito grandes ocupava toda a página. Alguém tinha feito algo muito importante na África do Sul. Faixas menores anunciavam que Sir Austen Chamberlain estava em Genebra. Um machado de cortar carne havia sido encontrado em um porão, com cabelo humano. O senhor Juiz _ fez um comentário na Vara de Divórcios sobre a Falta de Vergonha das Mulheres. Salpicados pelo jornal viam-se outros fragmentos de notícias. Uma atriz de cinema fora colocada à beira de um precipício na Califórnia e suspensa em pleno ar. O tempo ia ficar nevoento. Mesmo o visitante mais transitório deste planeta, pensei, que apanhasse este jornal não conseguiria deixar de notar, mesmo a partir dess...
oct 19 2022 ∞
oct 23 2022 +
list icon
  • Mrs. Dalloway disse que ela própria iria comprar as flores.
  • (...) ser esta Mrs. Dalloway; nem Clarissa: Mrs. Dalloway somente.
  • Tinha a perpétua sensação, enquanto olhava os carros, de estar fora, longe e sozinha no meio do mar; sempre sentira que era muito, muito perigoso viver, por um só dia que fosse.
  • Era essa coisa central, que se comunica; alguma coisa de cálido que quebra a superfície e encrespa o frio contato de homens e mulheres, ou de mulheres entre si.
  • A verdade é que às vezes não podia resistir ao encanto de uma mulher, não de uma menina, de uma mulher que lhe confessava, como às vezes acontecia, alguma aventura, algum deslize. Ou fosse por piedade, ou pela beleza, ou por ser mais velha que a outra, ou por algum acidente fortuito – como um suave perfume, ou um violin...
oct 19 2022 ∞
oct 23 2022 +
list icon
  • e acabava por lhe pedir algum xarope para a saúde e um pouco mais de amor.
  • por uma espécie de hipocrisia ingênua, entendeu que aquela proibição de vê-la era para ele como que um direito de amá-la.
  • Para ele o mundo não ia além da sedosa circunferência de suas saias.
  • Antes de casar, Emma julgara sentir amor; mas a felicidade que deveria resultar desse amor não aparecera, pelo que se deveria ter enganado, pensava ela. Procurava agora saber o que se entendia, ao certo, nesta vida, pelas palavras felicidade, paixão e êxtase, que, nos livros, Lhe haviam parecido tão belas.
  • e não podia convencer-se agora de que aquela tranquilidade em que vivia fosse a felicidade com que havia sonhado
  • Depois de ter assim batido com o fuzil no coração sem lhe arrancar uma faísca, ...
oct 19 2022 ∞
oct 23 2022 +
list icon
  • Não somos mais totalmente nós. Quando saímos de casa num belo fim de tarde, entre as quatro e as seis, largamos a personalidade pela qual os amigos nos reconhecem e nos tornamos parte desse grande exército republicano de caminhantes anônimos cuja companhia é tão agradável após a solidão do próprio quarto
oct 19 2022 ∞
oct 23 2022 +